ESPECIAL - Bom Sucesso: 61 anos de história

Bom Sucesso, Paraná - Brasil
Criação de Bom Sucesso

O Município de Bom Sucesso surgiu do espírito pioneiro do Engenheiro Civil Dr. Joaquim Vicente de Castro, filho de tradicional família paranaense, radicado em Apucarana desde os primórdios de sua fundação, o qual adquiriu da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná. Uma área de terra no ponto intermediário entre Jandaia do Sul e o Rio Ivaí, pelo ano de 1939.

Com a abertura de várias propriedades agrícolas loteadas e vendidas pela própria Companhia, na região, o Dr. Joaquim Vicente de Castro achou uma boa ideia localizar ali um patrimônio afim de facilitar o abastecimento de alimentos, ferramentas, medicamentos, etc. aos desbravadores do sertão.

Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, naquele ano, foi adiada a fundação do Patrimônio. Só no ano de 1945, após o término da Guerra, o Dr. Joaquim Vicente de Castro, entregou a tarefa ao bravo sertanista Julio Alves Machado, casado, gaúcho de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, filho de Francisco Alves Machado e Maria Leonardes Machado, que aqui chegou naquele ano com alguns trabalhadores, para derrubar a mata virgem, iniciando logo a abertura das ruas e dividindo as datas, começando ali uma comunidade.


Júlio Alves Machado, fundador de
Bom Sucesso
Antes mesmo de qualquer expediente o destemido fundador do novo patrimônio, senhor Julio Alves Machado, católico praticante que era tratou de construir uma capela, com paredes de palmito e coberta com as folhas do mesmo, consagrando-a ao Divino Espírito Santo, de quem era devoto convicto. Por esta razão resolveu batizar o novo patrimônio de Bom Sucesso Espiritual, nome que foi conservado até a criação do município.

Esse valoroso pioneiro, faleceu em 30 de julho de 1957 com 68 ano de idade, sendo seus restos mortais transladados para o Cemitério Municipal de Bom Sucesso.

Com a avalanche de emigrantes vindos de todos os pontos do país, a povoação da região fez-se com extraordinária rapidez.
Em 1953 o senhor José Moreira Prado, primeiro comerciante que se estabeleceu em Bom Sucesso, em meados de 1945, quando a abertura do Patrimônio, o referido comerciante promoveu uma reunião, para a qual convidou todos os habitantes do povoado e propôs a organização de uma comissão destinada a promover o levantamento de todos os dados necessários para pleitear a criação do município.


Os membros desta comissão, chefiada pelo senhor José Moreira Prado, seguiram para a capital do Estado, em Abril de l953, e por intermédio do então Deputado Dr. Nilson Batista Ribas, foi apresentado o Projeto de Lei à Assembléia Legislativa do Estado, criando-se oficialmente o município de BOM SUCESSO, projeto este que foi convertido em Lei, sob o número 253/54, de 26 de novembro de 1954, desmembrado assim do município de Jandaia do Sul.
A emancipação política de Bom Sucesso se deu em 26 de novembro de 1956, sendo seu primeiro prefeito eleito o senhor Clemente José da Silva.

Primeiro prefeito de Bom Sucesso, o senhor Clemente José da Silva
Brasão 
Brasão de Bom Sucesso
O Brasão de Bom Sucesso está contido no meio da faixa azul da Bandeira do Município, interrompida pelo espaço que formam dois arcos de círculos, fazendo lembrar um olho estilizado, tendo o escudo como pupila sempre olhando vigilante pelo bem estar da nossa comunidade.

O Brasão representa o Governo Municipal, e tem como fundo o espaço branco, simbolizando as áreas da cidade em crescimento.

Bandeira

Bandeira de Bom Sucesso


A Bandeira de Bom Sucesso tem o fundo branco e está dividida em quatro partes no sentido horizontal por três faixas mais uma central de cor azul, mais larga que as duas verdes, situadas, acima e abaixo respectivamente, separadas por um espaço em branco.

Simbolismo

As faixas simbolizam:
- Os três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário;
- A tranquilidade e fé nos novos horizontes;
- O acompanhamento da evolução;
- A caminhada para alcançarmos um objetivo comum: a felicidade;
- A harmonia entre o povo e seus governantes.

As cores simbolizam:

Verde – Inunda nossa alma de jubilosas emoções pastorais, e desperta o sentimento de amor pela natureza terráquea. Simboliza as nossas disposições no presente, com esperanças num futuro promissor, valorizando aqueles que trabalharam para o progresso do nosso município. O verde ainda representa a agricultura como base de nossa economia.
Azul – é a cor repousante do mundo agitado de hoje. Ela simboliza o despertar das meditações vocacionais. O azul ainda refere-se ao zelo pelos quais são exercidos os poderes municipais. Branco – Simboliza o progresso, a paz, a amizade e a pureza.

Fotos

Durante estes 61 anos de história, Bom Sucesso foi crescendo, se desenvolvendo. O tempo passou, ficaram apenas ás recordações. O portal BSUNews está disponibilizando algumas fotos históricas daquela época, Clique aqui para ver algumas fotos históricas de Bom Sucesso
Share on Google Plus

About zdysrb

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário