Com dívida bilionária, Renuka do Brasil corre o risco de fechar as portas

A empresa Renuka do Brasil, subsidiária da Indiana Shree Renuka Sugars, vem enfrentando dificuldades e corre o risco de encerrar suas atividades no país. Das usinas pertencentes a empresa, duas estão no Paraná. São elas a Renuka Vale do Ivaí S/A, antiga Ivaí cana, em São Pedro do Ivaí e a usina do Cambuí, em Marialva. 
Ivaí Cana/Renuka - São Pedro do Ivaí, PR - Foto: Blog do Berimbau
A empresa começou a se endividar um ano após a compra das usinas no Paraná e a situação foi se agravando desde então. Em São Pedro do Ivaí, há informações de funcionários que foram demitidos e outras medidas para contenção de gastos, como por exemplo, a não adubação dos canaviais, que já vem acontecendo há mais de um ano.

No dia 30 de setembro, o Portal Novacana.com divulgou uma nota falando sobre a situação da empresa. A nota revela que a Renuka pediu recuperação judicial para suas quatro usinas brasileiras.

Neste mês de novembro, foram divulgadas novas informações. Veja a nota: "O grupo sucroenergético indiano Shree Renuka Sugars, controlador de quatro usinas no Brasil que estão em recuperação judicial, assumiu um novo prejuízo trimestral. A Shree Renuka Sugars atua no setor de agronegócio e bioenergia, sendo considerada líder na fabricação de açúcar na Índia, além de uma das maiores refinarias no mundo. Ainda assim, o grupo tem enfrentado constantes dificuldades financeiras. No Brasil, o grupo opera com unidades em Marialva (PR), São Pedro do Ivaí (PR), Promissão (SP) e Brejo Alegre (SP). Contudo, desde o começo de outubro, todas as usinas enfrentam processo de recuperação judicial. As dívidas da Renuka do Brasil com os credores – entre eles, Banco do Brasil, Santander e Votorantim – somam R$ 3,35 bilhões."

Há pelo menos um ano, a companhia negociava com os bancos uma solução para o endividamento, mas a forte desvalorização do real frente ao dólar elevou a dívida em cerca de 50% e comprometeu o acordo, segundo apurou o jornal Valor Econômico. Com isso, os bancos desistiram de negociar e iniciaram a ofensiva judicial.

A capacidade de moagem das quatro unidades brasileiras soma 14 milhões de toneladas por safra. Na temporada 2014/15, encerrada em março, somente as unidades paulistas, controladas através da Renuka do Brasil, registraram um prejuízo de R$ 748 milhões, o quinto consecutivo.

Com informações dos Portais Nova Cana, Jornal da Cana e Blog do Berimbau.
Share on Google Plus

About zdysrb

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário