UFPR Campus Jandaia do Sul apresenta projeto e planos para a nova sede da Universidade

Na noite da última segunda-feira (21), diretores e representantes da UFPR Campus Jandaia do Sul, estiveram na Câmara de Vereadores do município para mais uma parceria entre a UFPR e a prefeitura de Jandaia do Sul. O momento também foi para apresentar a maquete e tirar dúvidas sobre a nova sede da universidade no município.


A doação que a cidade está fazendo para a UFPR da “Casa da Cultura” será um grande passo para que a UFPR possa adiantar os trabalhos da nova sede, com a construção do Auditório Municipal na Praça do Café, no centro da cidade, a Casa da Cultura está sendo muito pouco usada. Então na última segunda-feira, foi votado por unanimidade pelos vereadores o projeto de lei que idealiza a doação do prédio já construído e mais uma área ao lado para a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo Jonas Moralles, secretário do prefeito Ditão, com a criação do Auditório Municipal a Casa da Cultura praticamente ficou inaproveitada e hoje está em um estado de abandono. Com a doação terá o aproveitamento de uma obra que é interessante para o município e passa a ser interessante para a Universidade pela necessidade que a mesma tem por um auditório.

Com a doação a UFPR terá um local para reuniões, palestras e apresentações facilitando os trabalhos do dia a dia tendo em vista que a mesma se encontra instalada dentro da Faculdade Fafijan.

Novo Campus

A principal pergunta da população é: A UFPR irá se tornar realidade em Jandaia do Sul? A Resposta é sim, na verdade a demora não existe, o processo de construção tem de respeitar várias etapas de uma construção do tamanho que será a UFPR em jandaia do Sul. Segundo Prof. Eduardo o período de licitações tem de ser respeitado e outras etapas. O ano de 2016 foi um ano atípico com problemas políticos que gerou alguns atrasos, mas todos os planejamentos estão sendo cumpridos.

O novo campus da UFPR em Jandaia do Sul ao final da obra terá uma área construída de quase “55 mil metros²” entre salas de aula, laboratórios, biblioteca, restaurante universitário (RU), auditório e mais construções ao ar livre como quadras de futebol e outros.

A primeira fase da construção que será de infraestrutura e laboratórios darão início no primeiro semestre de 2017, as etapas da construção irão depender de qual o valor será liberado pelo Ministério da Educação (MEC).

A previsão é de que já em 2019 as aulas se iniciem na nova Universidade que terá um custo nesta primeira fase de “40 mil” e ao longo dos anos com implantação de novos cursos será ampliado de acordo com a necessidade.

Colaboração: DJ Tossinha, de Jandaia do Sul.
Share on Google Plus

About zdysrb

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário