Para observar melhor, é recomendado olhar para a direção leste, onde está localizada a Constelação de Aquário. Feito isso, resta esperar e apreciar os meteoros, já que você não precisará de nada além dos seus olhos para observar o fenômeno.
O melhor horário para começar a observar a chuva é às 22h (horário de Brasília), pois é neste momento que a constelação começa a ficar alta no céu. A partir daí você pode ver até o amanhecer.
A origem dos meteoros Delta Aquarids - As chuvas de meteoros ocorrem quando o nosso planeta Terra atravessa a órbita de um cometa. Quando um cometa se aproxima do sol e aquece, ele lança pedaços de detritos que se espalham na corrente orbital por que passa o cometa.
Este cometa solta, libera detritos na atmosfera superior da Terra que caem à velocidade de cerca de 150.000 quilômetros (90.000 milhas) por hora, se vaporizando como meteoros ou estrelas cadentes. O corpo principal da chuva de meteoros Delta Aquarid não se sabe com certeza. Antigamente pensava-se ter-se originado da cisão do que são agora os cometas sungrazing Marsden e Kracht.
Cometa-Machholz - Mais recentemente, o cometa 96P Machholz tem aparecido como o candidato principal para ser a origem da chuva de meteoros Delta Aquarids. Donald Machholz descobriu este cometa em 1986. É um cometa de curto período cuja órbita o leva ao redor do sol uma vez em pouco mais de cinco anos.
Conclusão: A chuva de meteoros Delta Aquarid carece de um pico muito definido. Ele acontece não muito firmemente no final de julho e começo de agosto. O pico nominal em 2017 é a madrugada de 28 de julho.
De qualquer fuso horário, a melhor janela de visualização ocorre durante a noite, centrado por volta das 03:00 horas da madrugada. Encontre um céu aberto longe das luzes artificiais, deite-se no gramado, olhe para cima... e desfrute!




0 comentários:
Postar um comentário